A riqueza da simplicidade


Uma das características desta geração é não aceitar a própria capacidade. Cada um tem o dom que lhe compete, segundo seus gostos e desejos. Para cada dom, suas respectivas ferramentas e capacidades.
.
Porém, vejo-me afoito. Pretendendo abarcar o mundo com os braços, como quem pretende colocar toda a água do mar em um pequeno buraco na areia da praia, feito com o dedo. O ilimitado me surpreende, me fascina. Por vezes penso ter a capacidade de aprender e apreender qualquer coisa. Por outras, deparo-me com pequenas críticas, ironias que tencionam desmotivar-me e exaltar meus defeitos.
.
Deus então coloca pessoas pelo caminho, as quais vêem minhas inquietudes e amarezas, e propõem questionamentos e tarefas, tais como "quem tu és?" e "torna-te quem tu és".
Tornar-se quem se é pressupõe aceitar os próprios limites. Quando tento subir mais degraus do que minha perna pode alcançar, atropelo meu tempo; atropelo as pessoas que me amam e querem acompanhar-me.
.
Se até mesmo os grandes deuses das mitologias tinham seus limites, seus cuidados, que se dirá de mim, limitado humano?
.
Humano, demasiado humano...
.
A partir de minhas "estripulias", ou das vezes que penso tudo poder saber ou querer, Deus se mostra em sua simplicidade, num rosto de criança e diz: "calma! Uma coisa de cada vez. Eu poderia ter feito o mundo só com a força de meu querer, em um átimo, mas preferi pensar cada coisa a seu lugar, a seu tempo, a seu modo. Poderia ter ajudado meu povo com simples ações imediatas; ao contrário, preferi caminhar e mostrar que o poder a mim pertence, mas cada um tem a força que lhe é necessária. Poderia não ter deixado o homem se desviar mas, dando-lhe livre arbítrio e vendo que tende a se afastar e cair, fiz-me também humano, e mostrei que na fraqueza é que se conhece a força possuída".
.
Se Ele, do qual acima nada há, se mostra simples em todos os aspectos, por que ainda ignoro a simplicidade que há em mim? Por que ignoro as ferramentas que me competem? Por que desejo ser mais do que sou, se na simplicidade é que se pode conhecer a verdadeira riqueza, verdadeira totalidade? Se Ele só põe à prova a quem quer aprovar, por que ainda tenho medo?
.
Se Ele caminha comigo, Preciso de algo mais?

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds