Virtudes e limites do viver


Viver é um dom. Viver bem é uma arte. Por "viver bem", entendo o uso das fórmulas que fazem da vida algo bom e belo, tanto a mim quanto àqueles com os quais convivo.
.
Produzir o bom e belo é difícil. Requer um conhecimento profundo de si mesmo. Demanda ser senhor de si, de suas escolhas e atitudes. Exige simplicidade em todos os aspectos do agir. A simplicidade de ser é a mãe dos elementos do bem-viver.
.
Mas o que compreende ser simples? Significa talvez aceitar a própria condição humana da qual somos compostos; condição de virtudes e limites, de graça e pecado, de divino e humano, pois somos seres "híbridos", se é possível usar este termo em nossa condição humana. Hibridez denota possuir diversos componentes em si, até mesmo antagônicos. Conviver de forma harmoniosa com tais elementos é um esforço interminável.
.
É sobretudo na viência e compreensão de nossos limites que alcançamos a graça de nos tornar quem somos: seres de busca, de caminhada. É na certeza de nada sabermos onde está a fome pelo saber. São nos limites onde estão os desejos pela virtude. É onde se encontra o pecado que habita a graça. É no ser plenamente humano onde conhecemos o divino existente em nós.
.
Hoje, só hoje, seja-me concedida a graça de ser virtuoso. Buscar o justo meio, o equilíbrio de minhas atitudes, de caminhar sem cessar, sem vacilar, e deixar pelo caminho somente o bem que há em mim.

3 Comments:

  1. Nunes said...
    É emocionante ver o quanto as suas reflexões nos tocam profundamente enquanto ser humano em evolução.Evolução no sentido de conhecermos a nós mesmos e,na interação com o outro buscar conhecê-lo. Obrigado por nos permitir deliciar de sua capacidade tão expressiva de coloca as suas reflexões.
    Um grande abraço.
    Nunes
    Bruno Lara said...
    Olá, Cesar! Como vai? Descobri o seu blog após identificar a sua passagem pelo http://letraseharmonia.blogspot.com/, editado por mim. Achei interessante a proposta, já que tenho afinidade com a Filosofia, embora não seja um universitário na área.

    Grande abraço!
    Flávia Negrini said...
    Concordo com você.É na simplicidade que encontramos a sabedoria de viver.Muito boas as suas reflexões.bjosss

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds